Translate

terça-feira, 17 de março de 2015

Feliz Aniversário Elis Regina, Elis Rainha...Elis Menina, Elis Mulher. Elis Saudade.

Ela ganhou o estrelato dois anos antes do ano que nasci. De braços abertos para a Liberdade de um Brasil preso, subjugado. "Valha-me Deus, Nosso Senhor do Bonfim, nunca se viu tanto peixe assim".

Embalou minha infância e adolescência com emoções e sentimentos sempre intensos e profundos, me ensinou a gostar de boa música, me fez pensar em fé "Como eu não sei rezar, só queria mostra meu olhar, meu olhar, meu olhar" a pensar em um Brasil melhor "A esperança avança na corda bamba de sombrinha", ela cantou com os grandes "Olha que coisa mais linda", e humildemente lançou muitos para a grandeza.

Tal vez de todas as mais que maravilhosas canções que ela escolheu a que mais me toca, me move, me arrepia, me leva a lágrimas, me faz rir e chorar é uma composição de Gonzaguinha chamada Redescobrir. "Entender que tudo é nosso, sempre esteve em nós, somos a semente, ato mente e voz...."

https://www.youtube.com/watch?v=n2GZZKf0vy4

Me ajudou a conhecer o valor das mulheres "De uma mulher que merece viver e amar como outra qualquer no planeta". Cada canção para ela era um palco onde ela interpretava uma história, nunca da mesma forma, nunca do mesmo jeito.

https://www.youtube.com/watch?v=7Jcc9LOipRg

De lágrima sentida à gargalhada sincera. Foi aplaudida no mundo todo, na França de pé por 12 minutos pela mais seleta audiência de Jazz do mundo, na Argentina foi chamada de volta ao palco do Luna Park por 8 vezes, aplaudida de pé.

Hoje ela faz (não faria, faz) 70 anos, e provavelmente fará 100 ou mais, porque ela foi mais que uma mulher, ela é uma embaixadora das mulheres, ela é mais que uma cantora, um exemplo de saúde civil, de humildade, de respeito, de dignidade.

Ela é mais que um ser humano é uma ideia, e as idéias sobrevivem.

Elis Regina uma brasileira do tipo que não se faz mais. Um tipo de brasileira que todos precisamos aprender a ser: Idealistas, humildes, profissionais, generosos, talentosos, dedicados, comprometidos, aguerridos, éticos, e transbordando de sentimentos e de verdade. Pessoas dispostas a se arriscar pelo que acreditam,  Pessoas dispostas a dizer a verdade sempre sem temer a reação alheia. Pessoas que mais do que representar a si próprias representam a uma totalidade. Elis Regina não homenageava todas as Marias quando cantava, ela ERA todas as Marias a cantar. Ela não homenageava as Marias e Clarices que choravam no solo do Brasil, Ela chorava com as Marias e Clarices e ela também era o solo do Brasil.

Ela cantava um Brasil que se repete a cada dia. Alô Alô Marciano ainda é a cara dos dias de hoje.

https://www.youtube.com/watch?v=MMHsqrI86K4

Mas pra que todos entendam a eternidade desta mulher. 34 anos depois de sua morte 40 anos depois da composição desta canção, entendemos que nada ou pouco mudou, pois os agentes hoje são outros mas o sentimento ainda é o mesmo.

Cartomante:
(Ivan Lins, Vitor Martins)

https://www.youtube.com/watch?v=RmBtW3XFGWU

Nos dias de hoje é bom que se proteja
Ofereça a face pra quem quer que seja
Nos dias de hoje esteja tranqüilo
Haja o que houver pense nos seus filhos
Não ande nos bares, esqueça os amigos
Não pare nas praças, não corra perigo
Não fale do medo que temos da vida
Não ponha o dedo na nossa ferida
Nos dias de hoje não lhes dê motivo
Porque na verdade eu te quero vivo
Tenha paciência, Deus está contigo
Deus está conosco até o pescoço
Já está escrito, já está previsto
Por todas as videntes, pelas cartomantes
Tá tudo nas cartas, em todas as estrelas
No jogo dos búzios e nas profecias
Cai o rei de Espadas
Cai o rei de Ouros
Cai o rei de Paus
Cai não fica nada.(6x)

Elis Regina, um Ser que fez valer a pena seu Viver .

quinta-feira, 5 de março de 2015

Mulher, teu dia, todo dia.

Quem já viu a imagem de uma mulher amamentando seu filho sente inevitavelmente uma emoção aquecer o coração, quem vê uma mulher encarando transporte coletivo lotado, com um filho nos braços e às vezes mais dois ou três pela mão a caminho de um posto de saúde ou hospital público, sente inevitavelmente respeito por essa guerreira. Quem vê uma mulher sozinha tocando a sua casa, com filhos, trabalhando, estudando, educando, transformando seus fins de semana em dias de faxina e lavanderia, incansáveis, não pode sentir menos que admiração.

Mas não é todo mundo que tem esses sentimentos ao deparar-se com essas imagens.
Eu tenho, e sei porquê, porque três mulheres maravilhosas me ensinaram a ver com os olhos delas a magia do mundo.

Minhas avós e minha mãe, mulheres guerreiras, lutadoras, vencedoras. Cada uma delas me deu um tipo de exemplo diferente, de cada uma aprendi algo diferente, aprendi o amor ao conhecimento, aprendi a fé, aprendi a humildade, aprendi a perseverança, aprendi a ter educação e refinamento, aprendi a ter valores profundos de honestidade, respeito pelos mais velhos, e amor ao próximo.
Minha mãe e minha avó, sem elas jamais teria o diploma.

Além da vida que me foi concedida por Deus e concebida por uma mulher, foi de uma mulher que aprendi (pelo excesso e nunca pela falta, como ela mesma sempre dizia) a ter garra, a lutar pelo que acredito, a enfrentar de cabeça erguida as injustiças, a não ostentar para os menos favorecidos. Foi outra mulher que me mostrou que dinheiro e escola não compram ou trazem sabedoria, nem amor. Me mostrou que devemos ser vasos dignos de estar em qualquer templo, pois Deus está em todo lugar e toda forma de vivenciá-lo é válida e digna. Foi outra mulher que me ensinou o valor do conhecimento, da seriedade e da responsabilidade desde cedo. Me ensinou através de seu sofrimento a reverenciar nossos antepassados, amá-los e aceitá-los mesmo quando sua consciência já tenha partido ou sua lucidez tenha se transformado da luz de um sol para o lapso de uma estrela cadente.

Foram mulheres que me ensinaram a ler, escrever, aprender, duvidar, questionar, observar; minhas amadas e queridas professoras de toda uma vida.

Foram mulheres que me apresentaram ao entendimento das leis da Vida, da Ação e Reação, do Carma, e da Reencarnação. Mulheres estas que também me acolheram como filho quando precisei, de uma forma que só mulheres, mães, sabem fazer...

Tudo que eu tenho de mais precioso e valioso nesta vida, recebi de mulheres, e curiosamente, são valores que nenhum ladrão, nem a morte, podem tirar de mim.

Sou daqueles que se preocupa com a mulher grávida, que apesar dos cabelos brancos ainda levanto para dar o lugar no transporte, que deixo passar na frente, abro portas, puxo cadeira, dou passagem.

Agora se depois de tudo isso você ainda acha que mulher é fruto do pecado, que mulher merece apanhar, que mulher merece ser estuprada... Você pode até ser macho, mas com certeza não é Homem...

A todas as mulheres da minha vida. Neste dia Internacional da Mulher, minha Gratidão; os outros 364 Dias Universais da Mulher eu continuarei fazendo minha parte, orando pra que um dia ninguém mais precise de um dia da Mulher, do Índio, da Consciência Negra, ou do Orgulho Gay, pra tomar consciência de que Respeito é dever de todos para com todos...

E neste Dia deixo meu carinho e um pensamento para todas as mulheres. Se o Criador um dia viu em ti mulher o caminho pra trazer Seu Filho até nós; nunca se permita ser tratada como menos do que isso; o instrumento de Deus para gestar um mundo melhor...