Translate

sábado, 31 de janeiro de 2015

Do exercício do poder.

Em um projeto voluntário do qual participo, diariamente aprendo algo novo sobre o ser humano, sobre ajudar, sobre aprender, sobre disciplina, sobre caridade, sobre generosidade, sobre tolerância e principalmente sobre Poder.

Esta instituição da qual faço parte como voluntário, tem uma rígida hierarquia a ser seguida e respeitada, avançar dentro dela exige conhecimento, estudo e muita disciplina.

Esta hierarquia é concedida, teoricamente por méritos alcançados até a chegada ao cargo máximo de liderança. Esse cargo máximo de liderança tem seus requerimentos.

Como em qualquer hierarquia humana, nem sempre são méritos os que nos colocam em um determinado lugar, política, interesses, jogos de poder, às vezes colocam pessoas despreparadas em lugares chave. Aí temos a diferença entre o Chefe e o Líder.


Em primeiro lugar, um líder é alguém que conhece seu pessoal a fundo, que se envolve em seu dia a dia respeitosamente, que demonstra preocupação com seus liderados, que se solidariza, e que está disponível para ajudar e orientar a todos os que precisam.

Nesta instituição à qual pertenço ocupando o cargo mais baixo da hierarquia, reconheço que há duas pessoas que reúnem essas capacidades uma, ocupa sabiamente o posto máximo da hierarquia; a outra, é tão somente um líder, ou como dizem seus detratores, não é ninguém ...

Um verdadeiro líder:
  •  é aquele que começa por dar o exemplo, é o primeiro que chega, e o último que sai e não antes que todos tenham sido atendidos, ouvidos ou encaminhados.
  •  é aquele que não só conhece os rituais da função, mas que os vivencia e não se limita somente a reproduzi-los.
  •  ensina seus liderados de forma sábia e cuidadosa, e só chama a atenção com firmeza daqueles que tinham obrigação de saber.
  • não precisa mandar, ele pede, ele sugere, ele agradece, os liderados fazem porque respeitam o líder, não porque o temem.
  • delega funções, mas sabe que a responsabilidade pelo sucesso continua sendo sua, portanto supervisiona para evitar erros e acima de tudo sabe que se algo der errado a culpa é sua por haver delegado para a pessoa errada.
  • não precisa exibir nem declarar sua posição, ela aparece naturalmente. Se ele precisa constantemente lembrar aos outros que ele é o líder então ele não está sabendo liderar, e provavelmente outro mais competente para a posição começa a se destacar naturalmente.
  • não exige ser honrado, pelo contrário, coloca-se por último, e aguarda, se for reconhecido como tal, tem nesse reconhecimento a sensação do dever bem cumprido. 

Um  verdadeiro líder é alguém que recebe o Poder para exercê-lo não para impô-lo. 

O que faz um verdadeiro líder é dedicação, humildade, esforço, respeito ao próximo e sabedoria. Isso não vem com o cargo, nem com a patente, nem com as guias...

7 comentários:

  1. Com certeza, espero que o recado chegue para quem precisa e promova a necessária reforma íntima e crescimento moral.

    ResponderExcluir
  2. Pena que muitos não use a sabedoria com humildade e amor ao próximo, é por essas e outras que temos pessoas com fome e sede de respeito, atenção e alguém que faça algo por elas com liderança de crescimento espiritual e não com interesses de aparências materiais ou disputa de poder, estamos em tempos de trabalhar com mais amor e respeito ao próximo... Só nos resta nos preocupar com o próximo que necessita, não dá mais tempo de fazer rascunho. O PAI CELESTIAL nos pede evangelização, amor e caridade... Lembrando sempre que a nossa colheita de amanhã será de acordo a semente que plantarmos hoje...

    ResponderExcluir
  3. Concordo um verdadeiro líder as pessoas respeitam e não temem, mostrar respeito é uma coisa muito valiosa...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar!