Translate

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Preceito

 Há quase três anos de minha iniciação estou novamente acompanhando um preceito. Mesmo sem ser Padrinho Pequeno, estou aqui, por força de circunstâncias, zelando por um Dofano. 

É incrível como é rica essa segunda experiência, ter essa percepção do caminho a ser trilhado pelo outro, das obrigações diante do nascimento de um novo Orixá. 

Faz a gente rever cada passo do nosso preceito, aquilo que não deu tempo da gente aprender ou sentir porque estávamos preocupados em fazer o certo sem entender totalmente o porquê.

O Preceito é uma gestação poderosa. Uma oportunidade única na vida de realmente refletir e renascer literalmente. Deixando pra trás mágoas, traumas, defeitos, inimigos. Levando adiante só o que temos de melhor.

Encerrar o preceito e renascer na comunhão com o Orixá é descobrir que o nome que a gente carrega nos documentos é só um pseudônimo que carregamos pela vida até recebermos nosso verdadeiro nome, entregue por nosso Orixá. 

A partir daí a responsabilidade aumenta, não usamos mais pseudônimos, somos responsáveis por assinar a obra do resto de nossas vidas tendo por nome a essência que o Orixá nos deu e por sobrenome o próprio Orixá. A ele responderemos por nossos atos, erros e acertos... 

Iniciar-se no Orixá, Sair no Orixá, Sair no Santo ou no Sagrado, Fazer o Orixá ou o Santo. Tantas expressões para simbolizar uma comunhão definitiva com a energia que nos criou e que nos define, mas não nos rege... 

Como é lindo este momento e como é precioso participar dele como observador, como zelador, como aquele médico obstetra que jamais se cansa de contemplar o milagre da vida, não interessa quantos partos ele realize. 

Só o que peço é que quando chegar minha vez, eu possa ter sabedoria pra transmitir pra cada um a importância e a beleza deste ato, a imensa sacralidade que ele envolve e acima de tudo a chance única de refazer toda a nossa história sem precisar morrer e reencarnar novamente. Hoje se pudesse pediria pra dobrar os prazos porque acho que não aproveitei o suficiente a oportunidade que me foi dada. Mas a sabedoria que pedi então, tá me ajudando a fazer as correções durante o percurso. Que Oxosse não me deixe perder nunca a vontade de aprender sempre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!